Clitóris: o “botãozinho” do prazer!

Postada em 27 de outubro de 2020.

Clitóris é aquele “botãozinho” que fica na dianteira da vulva, localizado no topo do encontro entre os pequenos lábios. Por fora, ele parece ser pequeninho, né?! Mas não é: o clitóris pode ter entre 8 a 9 centímetros; o que vemos e tocamos é apenas a “cereja do bolo”. 

O que sabe-se sobre o clitóris?

Infelizmente, devido à sociedade machista em que vivemos, não temos tantas informações sobre o clitóris como temos quando o assunto é o pênis, que tem sua anatomia, constantemente, estampada em livros.

Clitóris 2

O livro Viva a Vagina: o que você sempre quis saber, de Nina Brochmann e Ellen Strokken Dahl, define o órgão feminino de uma maneira bem simples: 

“O que sabemos é aquilo que a maioria das pessoas designa como clitóris é apenas uma fração de um grande órgão que se estende tanto para dentro da bacia quanto para baixo de cada lado da vulva. Se usássemos óculos de raios X, veríamos que o complexo clitoriano tem o formato de um Y de cabeça para baixo. A pequena uva passa, chamada de glande ou cabeça, fica no topo. Ela pode ter de 0,5 cm a 3,5 cm de comprimento, mas parece menor porque é parcial ou completamente coberta por um capuz. Essa é a única parte visível do clitóris. Depois, vem uma raiz que faz uma curva para dentro do corpo como um bumerangue, antes de se dividir em duas pernas que repousam sobre cada lado do baixo-ventre, enterradas sobre os grandes e pequenos lábios.”

Qual é a função do clitóris?

Se te dissermos que o clitóris, órgão exclusivamente feminino, tem apenas UMA função e ela é oferecer prazer, você vai acreditar? Parece mentira, né?! Mas, não é! 

Acreditamos que a sociedade já foi e, infelizmente, ainda é tão machista com as mulheres, que no meio de tanta coisa ruim há de ter uma coisinha boa, e ela é o clitóris

Anota, printa, salva e manda para as amigas as curiosidades a seguir, importantes para você entender e até mesmo explorar mais seu “botãozinho” do prazer: 

  • A glande do clitóris e do pênis são as partes mais sensíveis do corpo humano, por isso têm o mesmo nome – ambas têm mais de 8 mil terminações nervosas. Porém, a cabeça do clitóris é mais sensível do que a do pênis, porque as terminações nervosas estão concentradas em uma área bem menor;
  • Entender que o clitóris é o “botãozinho” do prazer não deve te fazer acreditar que é só apertar e pronto, vai ter orgasmo. O lugar deve ser muito bem estimulado e isso você só irá saber com o autoconhecimento; 
  • Quando a mulher fica excitada, o conjunto clitoriano pode inchar e, até mesmo, dobrar de tamanho.

E aí, você sabia da existência do clitóris? Tinha todas essas informações? Ainda tem dúvidas? Então, entre em contato com a gente; queremos te ajudar a se autoconhecer. 

Nunca se esqueça: você não deve ir ao ginecologista apenas quando tem algum problema. Fale sobre seu corpo durante as consultas, pois é assim que você irá se conhecer de verdade! 

ginecologista e obstetra
Dr. Antônio de Morais, ginecologista, obstetra e especialista em Oncologia Ginecológica, e Dra. Beatriz Patz de Morais, especialista em Medicina Fetal e Obstetrícia de Alto Risco