Cinco dicas para uma alimentação saudável na gestação

Postada em 25 de novembro de 2021.

Não é só engravidar: é preciso se cuidar e ter uma alimentação saudável na gestação – até porque, tudo o que a mãe ingere vai para o bebê por meio da placenta.

Para te ajudar a ter uma alimentação saudável na gestação, listamos cinco dicas para colocar em prática hoje mesmo – confira!

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  • Priorize as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e mais duas refeições menores – pode ser o lanche da manhã e o lanche da tarde, por exemplo. Não fique mais de três horas sem comer.
  • Opte, sempre, por alimentos mais naturais e de origem vegetal ou animal: feijões, cereais, legumes, frutas, verduras, ovos, carne, leite e castanhas – o consumo deles torna as refeições mais balanceadas. Quando o assunto for cereais, prefira os integrais. Já os vegetais crus ou não cozidos, tenha muita atenção quanto a sua origem, se foram bem lavados/tratados ou não.
  • Carnes vermelhas são bem-vindas, mas cuidado com o consumo excessivo; mescle-as com pescados, aves e ovos. Vale ressaltar que as carnes bem passadas são mais recomendadas.
  • Alimentos industrializados podem ser consumidos, mas em pequenas quantidades. Lembrem-se que eles são ricos em carboidratos – o que aumenta os seus índices de glicose e pode levar ao diabetes gestacional.
  • Atente-se à anemia: consuma alimentos ricos em ferro, como lentilha, grão-de-bico, soja e folhas escuras. Em seguida, opte por frutas que sejam fontes de vitamina C – acerola, goiaba, laranja e outros, pois elas auxiliam a absorção de ferro pelo organismo. 

Mas atenção: não é porque você consome alimentos ricos em ferro que não precisa de suplementação de ácido fólico e de sulfato ferroso – isso é um outro assunto.

Anotou tudo? Você pode conversar com o seu pré-natalista e tirar mais dúvidas. A alimentação saudável na gestação é benéfica tanto para a mãe quanto para o bebê, e é um assunto que deve ser conversado durante o pré-natal, que tem como objetivo instruir as gravidinhas sobre a gestação. 

Nutricionista para uma alimentação saudável na gestação

Se você precisar de ajuda ou tiver restrições alimentares, procure um nutricionista capacitado para atender gestantes; assim você se sentirá mais segura para ingerir os alimentos certos e até mesmo preparar suas refeições. 

Dica: se você está pensando em engravidar, cuide de sua saúde e reveja seus hábitos alimentares – o que você consome diz muito sobre sua saúde. Uma boa alimentação, tanto para o homem, quanto para a mulher, pode ajudar na fertilidade!

ginecologista e obstetra
Dr. Antônio de Morais, ginecologista, obstetra e especialista em Oncologia Ginecológica,
e Dra. Beatriz Patz de Morais, especialista em Medicina Fetal e Obstetrícia de Alto Risco