O que é vaginismo e como resolver o problema?

Postada em 13 de dezembro de 2021.

De uma forma bem geral e simples: o vaginismo é uma patologia que provoca contrações involuntárias (a mulher não consegue controlar) nos músculos do períneo – isso dificulta a penetração durante a relação sexual, pois a contração causa dor. 

Diversas são as causas do vaginismo: a grande maioria envolve questões psicológicas – pode ser a educação em uma família muito restrita; religiosidade; falta de informações; medo de uma gestação; abuso sexual; ou até mesmo sexo ou exame ginecológico traumático. 

Claro, há casos em que a patologia é desenvolvida por meio de uma anormalidade – tumores, doenças sexualmente transmissíveis e outras causas. 

o-que-e-vaginismo-e-como-resolver-o-problema

Tipos de vaginismo

  • Vaginismo primário: aqui, a mulher não consegue ter relações sexuais devido à quantidade e intensidade de contrações que ela sente;
  • Vaginismo secundário: ocorre quando a mulher já teve relação sexual, mas por conta de alguma situação, ela não consegue mais relaxar. Às vezes, só de imaginar a possibilidade de ter relação sexual, a mulher pode contrair a musculatura e sentir dor. 

Diagnosticando e tratando o vaginismo

O diagnóstico e tratamento de vaginismo devem ser feitos pelo ginecologista. A primeira coisa é importante a se dizer é: sexo não dói! Se doer, é porque há algo “errado”, pois ele foi feito para dar prazer!

Se você sente contrações fortes, procure um ginecologista – o diagnóstico é feito por meio da conversa com a paciente. Já o tratamento é multidisciplinar e envolve, além do ginecologista, psicólogo e fisioterapeuta pélvico. O vaginismo tem cura! 

ginecologista e obstetra
Dr. Antônio de Morais, ginecologista, obstetra e especialista em Oncologia Ginecológica, e Dra. Beatriz Patz de Morais, especialista em Medicina Fetal e Obstetrícia de Alto Risco