Coletor menstrual: devo Investir?

Postada em 6 de abril de 2022.

O coletor menstrual é um copinho maleável feito de silicone hipoalergênico usado no lugar do absorvente para coletar o sangue menstrual. Por ele durar anos, não é preciso usar absorventes descartáveis, produzindo menos lixo em longo prazo – legal, né?

Muitas mulheres também optam pelo uso do coletor menstrual por não se sentirem muito confortáveis com o uso de absorventes, tanto os normais quanto os internos. As razões são variadas: algumas não gostam, sentem a região abafada, têm receio de mau cheiro, têm alergia, etc.

Vantagens do uso de coletor menstrual

Com a utilização do coletor menstrual, a mulher pode se sentir mais livre e segura para praticar esportes, ir à piscina, praia, sair com os amigos sem ter que se preocupar com “acidentes”.

Além disso, a vantagem é que o coletor diminui a chance de alergias e problemas com bactérias e fungos decorrentes da umidade vaginal, provocada pelo contato do sangue com a pele por conta dos absorventes e dos agentes químicos contidos na composição.

Outra vantagem de extrema importância é a busca por economia e sustentabilidade. De acordo com o Pensamento Verde, os absorventes em contato direto com o meio ambiente liberam toxinas e levam cerca de 100 anos para se decompor. Vamos fazer as contas juntas: se cada mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais durante a vida, ela gera um lixo de aproximadamente 150 quilos de absorventes – muita coisa, né?

Cuidados ao utilizar o coletor menstrual

Para utilizá-lo, é necessário apenas dobrar e introduzir no canal vaginal. O tempo de uso varia de mulher para mulher, dependendo do seu fluxo menstrual, mas NUNCA deve ultrapassar 12 horas de uso, combinado?

Sempre retire, esvazie o conteúdo no vaso sanitário, lave o copinho com água e sabão neutro e já pode inseri-lo novamente. Esse processo é importante para garantir a sua saúde íntima.

Na primeira vez que for usar o coletor menstrual, e no início de cada ciclo, é recomendado ferver o copinho!

Quem pode usar o copinho coletor?

Toda mulher pode usar o coletor menstrual, inclusive as mulheres virgens e adolescentes – muita gente pergunta isso no consultório! Existem tipos e tamanhos diferentes para atender todas as mulheres – as que já tiveram filhos, as que têm fluxo intenso, etc.

Quer conversar sobre coletor menstrual ou tirar dúvidas sobre o seu ciclo? Entre em contato conosco e marque uma consulta – vai ser um prazer te receber!

ginecologista e obstetra
Dr. Antônio de Morais, ginecologista, obstetra e especialista em Oncologia Ginecológica, e Dra. Beatriz Patz de Morais, especialista em Medicina Fetal e Obstetrícia de Alto Risco