Como lidar com os desafios da segunda gestação?

Postada em 19 de maio de 2022.

Se a primeira gravidez já é um grande evento para toda a família, a segunda gestação não é diferente: ela muda toda rotina, organização familiar, preparação de mais um quarto, psicológico do irmão mais velho para receber o novo bebê, mais gasto, mais trabalho…

Mas além da parte externa, muitas outras coisas se passam no corpo da mulher – e nem sempre é fácil lidar com tudo. Mudanças físicas, psicológicas, emocionais, hormonais – e se engana quem pensa que só por já ter engravidado uma vez, que a mãe não sentirá tudo isso. Deixa eu te contar: nenhuma gestação é igual!

Os sintomas podem ser diferentes na segunda gestação?

Enjoos, dores de cabeça, sonolência, vontade constante de urinar e todos os sintomas mais comuns de uma gravidez podem surgir novamente, mas talvez com intensidade diferente. A diferença vai estar na maneira que você lida com isso – afinal, agora você já tem uma bagagem para a segunda gestação!

Muitas mulheres percebem uma diferença no tempo em que a barriga começa a aparecer: como os músculos do abdômen já foram esticados na primeira gravidez, na segunda gestação a barriga pode aparecer um pouco antes.

Também é possível que na segunda gravidez você sinta seus seios menos sensíveis, e que eles não aumentem tanto quanto na primeira vez.

E como fica o filho mais velho na segunda gestação?

O primogênito foi promovido a irmão mais velho e, com isso, várias dúvidas dos pais: será que ele vai aceitar bem o bebê? Vou conseguir dar atenção? Como ele vai reagir ao novo membro da família?.

Pois é, sabemos bem como se sente – já estamos preparando a Ana para a chegada do Matteo aqui em casa. Mas te aviso: é normal que o filho mais velho tenha ciúmes no começo dessa nova etapa.

Uma dica é: insira o filho mais velho no dia a dia e na nova rotina com o recém-nascido – pode até usar brincadeiras, fazer a participação de forma lúdica, para que a criança se sinta importante naquele meio. Deixe claro que ela é amada e que seu lugar nunca será substituído. Não se esqueça de sempre arrumar um tempinho para ter o seu momento unicamente com ela, seja brincando, lendo ou passeando.

Cuidados necessários na segunda gravidez

Se você teve alguma complicação na sua primeira gestação, pode ser que aconteça novamente na sua segunda gestação – mas não é uma regra! Se você teve diabetes gestacional, pressão alta, transtorno de pânico pós-parto ou depressão pós-parto, é necessário se atentar aos sinais!

Não se esqueça de que cada gravidez é única. Não compare sua gestação com outras, e nem com a sua anterior – cada uma trará suas próprias experiências, diferenças e evoluções.

Quer conversar sobre a segunda gestação ou se preparar para engravidar? Venha fazer seu pré-natal com a gente! Entre em contato conosco e marque uma consulta – vai ser um prazer te receber!

ginecologista e obstetra
Dr. Antônio de Morais, ginecologista, obstetra e especialista em Oncologia Ginecológica, e Dra. Beatriz Patz de Morais, especialista em Medicina Fetal e Obstetrícia de Alto Risco