O que é equipe multidisciplinar no parto?

Postada em 3 de junho de 2022.

As expectativas para o parto são grandes, não é mesmo? Um misto de ansiedade e medo, em um momento que exige cuidado tanto com a gestante quanto com o bebê.

São muitos os exames e consultas realizados durante a gestação para garantir a segurança no momento do parto, mas os cuidados não param por aí; para garantir o melhor acolhimento e assistência, a mulher também pode contar com o auxílio de uma equipe multidisciplinar no parto.

A equipe permite a combinação de uma série de conhecimentos e especialistas, como obstetra, enfermeira obstetra, pediatra, fisioterapeuta, doula e anestesista – cada um com sua importância, trabalhando para oferecer suporte às diferentes necessidades durante o nascimento.

Vantagens de contar com uma equipe multidisciplinar no parto

Cada integrante da equipe permite um parto repleto de acolhimento, conforto e profissionalismo, ajudando a minimizar as intervenções cirúrgicas e oferecendo um ambiente mais calmo, para que a mãe e o bebê possam ter seus níveis de estresse reduzidos. A equipe multidisciplinar no parto também ajuda a proporcionar uma recuperação melhor e com menos riscos de complicações.

Qual a função de cada profissional na equipe multidisciplinar no parto?

Cada membro da equipe multidisciplinar no parto colabora de forma diferente para proporcionar um momento humanizado e seguro. Entenda:

  • O obstetra coordena a equipe e responde pelo que ocorre na sala de parto. Cabe a ele decidir quais intervenções serão necessárias ou não; 
  • O pediatra é quem fará o primeiro atendimento do bebê, as primeiras avaliações e evitará procedimentos desnecessários com a criança;
  • A enfermeira obstétrica auxilia no preparo da mulher durante a gravidez e no dia do nascimento, presta atendimento pré-hospitalar no início das contrações, e garante que ela não seja internada precocemente – o que ajuda a diminuir os riscos de intervenções;
  • A doula prestará todo o apoio, suporte emocional e conforto antes e durante o parto – ela estará lá para o que a gestante precisar, desde ajudar no alívio da dor, até incentivar e passar confiança;
  • O anestesista auxilia em casos em que seja solicitada a analgesia do parto e no uso de anestesias em cesáreas;
  • O fisioterapeuta auxilia na fisioterapia pélvica, ajuda a mulher a lidar com alterações biomecânicas que a gestação traz, além de preparar o corpo para o nascimento.

É possível escolher os profissionais da equipe?

Sim, é possível! A família poderá escolher os profissionais de sua confiança para acompanhá-la desde o pré natal, e compor a equipe multidisciplinar no parto desde o início da gestação – é possível desenvolver um vínculo maior entre a família e os profissionais, além de fortalecer a confiança para esse momento tão importante.

Quer conversar sobre equipe multidisciplinar no parto ou tirar dúvidas sobre esse momento tão importante? Entre em contato conosco e marque uma consulta – vai ser um prazer te receber!

ginecologista e obstetra
Dr. Antônio de Morais, ginecologista, obstetra e especialista em Oncologia Ginecológica, e Dra. Beatriz Patz de Morais, especialista em Medicina Fetal e Obstetrícia de Alto Risco